10 brindes para seus clientes


Alguns proprietários de empresas acham que precisam esperar até terem orçamento ou tempo para começar a pensar em maneiras de agradecer a seus clientes. Esses líderes presumem que, depois de construir uma comunidade maior e uma empresa mais forte, eles podem dedicar tempo e dinheiro para agradecer às pessoas que os ajudaram a chegar lá.


Mesmo que pareça fazer sentido, não é uma estratégia vencedora. Quando você agradece a seus clientes desde o primeiro dia, você cria um ímpeto que o ajudará nos altos e baixos da gestão de uma empresa. Não importa qual seja seu orçamento ou suas limitações de tempo, existem maneiras criativas e divertidas de valorizar seus clientes todos os dias.

Aqui estão 10 ideias de valorização do cliente memoráveis ​​e brindes baratos:


1. Dê um presente atencioso

2. Envie uma nota manuscrita

3. Retribua causas próximas aos clientes

4. Ilumine sua comunidade todos os dias

5. Observe quando os clientes vão além

6. Ofereça um serviço gratuito durante um momento desafiador

7. Reserve um tempo para conversas cara a cara

8. Apoie seus interesses, trabalho e negócios

9. Dobre as regras para um cliente

10. Dê a alguém um upgrade inesperado

11. Organize uma semana de apreciação do cliente

1. Dê um presente (brinde) atencioso



Sim, muitas empresas dão brindes a seus clientes. Mas um presente atencioso é um tipo diferente de agradecimento. O presente pode ser relacionado à sua empresa ou totalmente separado do que você faz diariamente para seus clientes.

Por exemplo, digamos que você administre uma cafeteria e um de seus melhores clientes apareceu antes de sair da cidade. Você poderia entregar a eles uma xícara de café e seu doce favorito - por sua conta. Ou você pode comprar um brinde na loja de variedades, saiba mais.


Mas também existem outros presentes não relacionados ao seu negócio: você pode dar a eles um livro da loja ao lado sobre sua nova cidade ou oferecer-se para apresentá-los a um amigo que mora perto de sua nova casa.

O mais importante sobre um presente é que ele seja pessoal e esteja de acordo com os valores do seu cliente. Se eles forem veganos, não dê a eles uma bolsa de couro ou mel local.


E não importa o que você escolha, não caia na armadilha de pensar que o valor do presente para o seu cliente está alinhado com a quantidade de dinheiro que você despejou nele. Esse não é o caso. A consideração que você coloca no presente é muito mais importante do que seu valor monetário.


2. Envie uma nota manuscrita


Nos dias de mensagens de texto e mídias sociais, as pessoas tendem a enviar apenas bilhetes manuscritos para ocasiões sérias. Talvez você receba um bilhete de agradecimento por um presente de casamento que deu a um amigo ou um bilhete de condolências depois de perder um membro da família.

Visto que o e-mail é a principal forma de as empresas se conectarem com seus clientes, não é necessariamente uma forma significativa de agradecer. Em vez disso, pegue uma caneta e escreva um cartão de agradecimento atencioso . A alegria que alguém sente ao receber uma correspondência feliz é tão tangível quanto o papel em suas mãos.

Certifique-se de ser específico sobre as coisas pelas quais você é grato e franco sobre o que isso significa para você como pessoa. No final das contas, as empresas são grupos de pessoas; mencionar como o fato de ser um cliente faz a diferença para você, não apenas para o seu negócio ou empresa, é particularmente significativo.


Empresa Loja de variedades e brindes,


Cara Mariana,

Estou muito grato por podermos comemorar 10 anos de ter você como cliente. Estamos muito felizes em trabalhar com você todos os dias. Sim, você é o melhor cliente de todos os tempos e torna meu trabalho muito fácil. Mais importante, saber que sua organização sem fins lucrativos nos escolheu como parceiro - e que podemos servir sua comunidade de uma forma pequena - traz um profundo sentido de significado aos nossos dias aqui no grupo DOL.


Obrigado! Obrigado! Obrigado!


3. Retribua causas próximas aos clientes

Tenho meu próprio negócio de direitos autorais e sempre tento agradecer aos meus clientes antes do feriado. No ano passado, em vez de um presente, doei dinheiro em homenagem a cada cliente para uma instituição de caridade alinhada com seus valores e visão. Isso os deixou ainda mais felizes do que os presentes pessoais que dei nos últimos anos.


Fazer o bem no mundo é um presente para os clientes que desejam comprar seus produtos e serviços, e eles vão gostar de saber até onde você irá para garantir que isso seja importante.


4. Ilumine sua comunidade todos os dias



Um exemplo claro foi nossa parceira empresa Vittoriana Treinamentos e Laudos de Segurança do Trabalho , percebeu rapidamente que os proprietários de restaurantes não tinham um currículo claro para gerenciar seus negócios.


Dada essa lacuna no mercado, eles lançaram uma nova publicação para orientar seus clientes nas partes mais difíceis e seguras de seus trabalhos. Em vez de fugir de questões complexas e eles oferececeram artigos bem pesquisados ​​e convincentes com orientação acionável e toda consultoria em geral.


Quando você é realmente bom em alguma coisa, é fácil esquecer quanta sabedoria você pode compartilhar. Educar os clientes é uma das maneiras gratificantes de dizer obrigado. Quanto mais criativo você for, melhor.


Se você é um passeador de cães, considere enviar um vídeo educacional para seus clientes com algumas dicas para treinar seus cães com coleira. Se você administra um bar de vinhos, colabore com um chef local em uma aula de culinária e degustações de vinho. Não subestime sua experiência - seus clientes vão agradecer por isso.


5. Observe quando os clientes vão além


Você já falou ao telefone com um cliente que foi excepcionalmente gentil, cortês e atencioso? Não importa quantas questões difíceis do cliente estivessem alinhadas na fila naquele dia, a positividade e gentileza dessa pessoa pressionaram “reiniciar” no seu dia? Ou talvez alguém escreveu uma consulta tão detalhada que você tinha todas as informações de que precisava para corrigi-la?

Da próxima vez que isso acontecer, agradeça-lhes por serem tão gentis ou diligentes. Isso não apenas ajudará você a manter a sensação de calor e confusão, mas também fará o dia deles também. Aqui estão algumas coisas que você pode dizer:

· Eu sei que este é um problema extremamente frustrante para você. Você foi gentil e paciente nesta ligação, e estou muito grato. Falo com as pessoas o dia todo, e quando alguém faz um esforço assim fica muito mais fácil resolver o problema.

· Eu realmente aprecio o quão atencioso você foi. A digitação de todas essas informações deve ter levado muito tempo. Significou que poderíamos ir direto para a solução sem perder tempo, e estou grato. De que outra forma posso ajudar?

· Uau! Você tem sido tão bom. Que ponto brilhante no meu dia.


5. Ofereça um serviço gratuito durante um momento desafiador


Quando as pessoas começaram a sentir o impacto do coronavírus e do distanciamento social, algumas empresas fizeram de tudo para ajudar as pessoas a se ajustarem a uma nova realidade difícil, por exemplo, decidiu que seu software de vídeo compartilhável poderia ajudar organizações e escolas a colaborar remotamente - e eles não queriam lucrar com uma pandemia global.

Eles decidiram remover o limite de gravação em seu plano gratuito, mais do que dobrou a duração dos testes de produtos pagos e cortar o preço pela metade também. Além disso, eles estão oferecendo seu plano pago gratuitamente para alunos e professores.


Como diz o CEO do Grupo DOL,


“O medo faz as pessoas pensarem apenas em si mesmas. Eu entendo isso, e as empresas devem fazer o que for preciso para resistir a uma pandemia COVID19. Mas é algo realmente poderoso quando fica claro que uma empresa está pensando em seus clientes antes de si mesma. ”


Quando as pessoas estão em apuros - ou, neste caso, em uma calamidade global devastadora - oferecer mais por menos é uma maneira clara de dizer "obrigado".


6. Reserve um tempo para conversas cara a cara


Em última análise, as pessoas querem ser vistas e ouvidas. Envolver-se com eles em uma conversa por vídeo chat ou, melhor ainda, pessoalmente é uma ótima maneira de agradecê-los pelo apoio diário à sua empresa.

Em vez de entrar na conversa com uma agenda, peça para ouvir mais sobre as experiências deles com sua empresa - e além dela. Compreender a paisagem de suas vidas de forma mais ampla constrói o relacionamento e garante que você possa ajudá-los com maior clareza no futuro.

Se sua empresa não está ancorada em uma comunidade geográfica, aproveite as viagens de trabalho. Quando estiver participando de uma conferência ou reunião em um novo local, verifique se há algum cliente localizado nas proximidades e faça um esforço para se conectar com ele pessoalmente.


7. Apoie seus interesses, trabalho e negócios


Os melhores relacionamentos são mútuos. Se seus clientes gerenciam seus próprios negócios, empreendimentos ou trabalhos paralelos, apoie-os sempre que puder. Compre seus produtos ou serviços e participe de suas iniciativas com a maior freqüência possível.

Aqui estão algumas maneiras de dizer obrigado e apoiar o trabalho deles:


· Faça parcerias com empresas de clientes em campanhas de marketing conjunto.

· Destaque o trabalho deles nas redes sociais ou no seu blog.

· Peça a um cliente para ministrar um workshop para sua equipe.

· Apoie uma causa que eles defendem.

· Indique as pessoas aos negócios dos clientes.

· Organize um evento virtual ou presencial em conjunto.

· Contrate um cliente para uma posição na sua empresa.

Seus clientes aparecem para você todos os dias e não há nada que eles apreciem mais do que você aparecer para eles e seu trabalho.


8. Dobre as regras para um cliente


Quando eu trabalhava para uma papelaria independente, havia dois horários de fechamento: o horário oficial em que fechamos e o horário em que o último cliente saiu da loja. Às vezes, um cliente batia na porta com uma cara de dor no momento em que eu começava a trancar a porta no final do dia. Em geral, procuravam um brinde ou até mesmo um cartão de aniversário.

Contornar as regras para um cliente e permanecer aberto por mais alguns minutos era a coisa certa a fazer. Demorou apenas cinco minutos, mas fez a diferença para aquela pessoa.

Os negócios com foco no cliente dão aos membros da equipe a margem de manobra para usar seu melhor julgamento para ajudar os clientes, mesmo que isso desvie da política formal. Talvez alguém tenha pedido um reembolso um dia depois ou um cliente faltou a uma consulta porque seu familiar estava no hospital. É nesses momentos que você pode dizer “Obrigado por sua empresa” abrindo uma exceção à regra.


9. Dê a alguém um upgrade inesperado


Imagine que você fez uma viagem solo. Não é sua lua de mel ou férias comemorativas, apenas um longo fim de semana para passar um tempinho longe. Você chega ao balcão de check-in em seu hotel e alguém lhe entrega uma taça de champanhe e um upgrade grátis! Você está animado ou o quê?

Mal você sabe, o hotel oferece a um cliente aleatório um upgrade todos os dias - e hoje é seu dia de sorte.

A melhor parte de oferecer um upgrade aos clientes é que ele confunde as pessoas e não custa muito. Um hotel não está perdendo, por exemplo, garantindo que alguém desfrute de uma experiência de alto nível se sua melhor suíte ainda estiver disponível.

Seja generoso ao fornecer atualizações, não importa em que negócio você esteja. Ofereça a melhor mesa em um restaurante para um de seus clientes regulares ou dê uma atualização de software para um cliente antigo.


10. Organize uma semana de apreciação do cliente


Para o agradecimento final, planeje uma semana voltada apenas para seus clientes. Reúna algumas dessas ideias e pergunte à sua equipe de quais eles mais gostam. Você pode até mesmo perguntar aos clientes: “Como podemos agradecer a você? Como podemos mostrar que valorizamos você? ” Eles podem ter ideias ainda mais criativas do que as suas.

A melhor parte de transformar suas ideias em uma semana de valorização do cliente é que ela pode se tornar um evento anual. As pessoas em sua equipe e em sua comunidade estarão ansiosas por isso todos os anos, mesmo e especialmente quando você muda ou evolui algumas das celebrações.


Agora que você tem várias ideias sobre como agradecer aos clientes, está pronto para desenvolver uma estratégia de valorização do cliente mais formal.


Sente-se com sua equipe e converse sobre todas as maneiras pelas quais você pode dizer obrigado diariamente. Elabore um orçamento para quaisquer presentes que você possa dar, exemplos para membros da equipe e um plano para uma semana de agradecimento ao cliente.


Você vai querer formalizar as diretrizes em torno de cada uma das idéias de valorização do cliente que está priorizando, ao mesmo tempo que dá aos membros da equipe a flexibilidade de se adaptar a cada nova situação. Comece pequeno. Ao continuar a agradecer, você pode começar a alocar mais tempo do que nunca para encantar os clientes.


"As pessoas vão esquecer o que você disse. Eles vão esquecer o que você fez. Mas eles nunca vão esquecer como você os fez sentir."


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