Consórcio para caminhão






Quais as desvantagens do consórcio para caminhão?

O consórcio é uma operação financeira diferente, com características próprias e, por isso, da mesma forma que oferece vantagens também apresenta algumas desvantagens em relação a outros tipos de parcelamento. Elas estão relacionadas, principalmente, ao tempo de espera e à incerteza quanto ao prazo para o recebimento da carta de crédito.

Por isso, é uma modalidade mais interessante para quem não tem tanta pressa, apesar de ser possível adotar uma estratégia para aumentar suas chances de ser contemplado. Assim, para ter certeza de que o consórcio é a melhor opção para o seu caso, confira suas desvantagens.


A carta de crédito pode demorar a sair

Os consórcios são grupos formados pelo prazo igual ao do parcelamento contratado. A cada mês, um ou mais integrantes são contemplados por sorteio ou disputa de lances. Isso significa que você pode obter sua carta de crédito logo na primeira assembleia, como também pode só recebê-la após a quitação de todos os pagamentos.

O que pode ajudar bastante são ótimos consultores e agências parceiras.


O valor do caminhão pode subir

Apesar de a carta de crédito ser corrigida pela inflação, o modelo de caminhão desejado pode sofrer uma flutuação maior e ficar mais caro. Essas variações são influenciadas por diversos fatores de mercado e, como a compra pode demorar, não há garantia de que o preço será equivalente. Caso o consorciado queira manter sua escolha inicial, terá de arcar com a diferença.


Os seus planos podem mudar

Quem sabe o que acontecerá daqui a um ano? E daqui a cinco ou oito anos? Não dá para dizer com certeza. A adesão a um consórcio, portanto, é uma aposta no futuro e, por isso, precisa ser bem pensada.

Pode haver imprevistos no meio do caminho, mudanças de planos familiares ou objetivos pessoais, doenças ou acidentes que podem fazer você precisar do dinheiro investido. Dependendo do contrato firmado, pode haver cobranças de taxas para reavê-lo.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais é essencial que o caminhoneiro que esteja considerando aderir a um consórcio escolha uma administradora confiável. Quer saber como?


Como escolher a administradora do consórcio?

A escolha da administradora é muito importante, pois são empresas que estão vendendo o serviço de organizar e gerenciar o grupo de consórcio e seu respectivo fundo monetário comum. Assim, é recomendável verificar os preços cobrados nas taxas de administração e as condições de contrato oferecidas para ver se são interessantes para você.

Contudo, o mais importante é diminuir o risco de calotes porque, se o dinheiro do fundo for mal gerido, pode se tornar insuficiente para cobrir todas as cartas de crédito. Por isso, a escolha da administradora de consórcio é essencial para a tranquilidade ao longo do contrato.


Pontos que devem ser analisados nessa escolha

Para que você possa aproveitar os benefícios de um consórcio e ter sua compra garantida ao ser contemplado, separamos algumas dicas sobre como pesquisar empresas idôneas e o que analisar para escolher a melhor administradora.


Veja se a empresa é autorizada pelo Banco Central

Somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem organizar e administrar um grupo de consórcio. Por isso, confira junto ao órgão se a administradora escolhida está cadastrada e qual sua situação de atividade.


Outra instituição que deve ser consultada é a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio). No site da associação, é possível verificar se a administradora é uma associada. Esse é um bom indício de que ela cumpre todos os requisitos legais e burocráticos para seu funcionamento.


Confira as avaliações e reclamações dos clientes

Busque na internet, em sites como Reclame Aqui e no próprio Google, as avaliações e reclamações dos clientes que já negociaram com a administradora. Essa é uma forma de pesquisar a verdadeira reputação da empresa, construída por quem de fato experimentou seus serviços.

Também é possível fazer uma busca nacional de reclamações nos Procons estaduais e órgãos de defesa do consumidor por meio do site do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).


Prefira marcas consolidadas no mercado

Para evitar golpes, e principalmente o risco de falência da administradora com a consequente perda do fundo comum do grupo, o ideal é optar por grandes marcas, já consolidadas no mercado. Essas empresas possuem patrimônio suficiente para garantir o pagamento das cartas de crédito aos consorciados.

Além disso, as grandes marcas têm um nome, muitas vezes de alcance internacional, que precisa ser zelado. Também estão à frente das melhores práticas administrativas e de assistência ao cliente.


Não caia em promessas falsas

Em nenhuma hipótese é possível garantir a contemplação de um consorciado antes do final da vigência do grupo. Somente a sorte, tanto no sorteio como na oferta do melhor lance, pode fazê-lo ser contemplado. Portanto, fuja de empresas e corretores que fazem esse tipo de promessa. No mínimo, não são confiáveis.

Além de escolher uma administradora séria e competente, é preciso estar em dia com a sua própria documentação. Afinal, o contrato de um consórcio é firmado por duas partes, que devem comprovar ser confiáveis uma para a outra. Veja no próximo tópico o que é necessário para participar de um grupo e ser contemplado.


Quais documentos são necessários?

Para a adesão a um grupo de consórcio, geralmente, não são necessárias muitas comprovações. A maioria das administradoras requer apenas documentos de identificação, como RG e CPF, além do contrato assinado.

No entanto, ao ser contemplado antecipadamente, é preciso demonstrar capacidade para continuar honrando seu compromisso com o pagamento das parcelas restantes. Só isso pode garantir a continuidade do grupo e o repasse das cartas de crédito a todos os integrantes. Por isso, são exigidos outros documentos e comprovações para que a carta de crédito seja aprovada.



Atendimento
(11) 9 9542-2018
(11) 9 9595-0276
(11) 9 9825-2838
Email
Localização
whatsapp-icon-vector.png
R. Suécia, 277 - Parque das Nações, Santo André - SP,
09280-080
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua marca sempre lembrada!

 

Design of Life Agência de Marketing Digital

 Todos os direitos reservados.