Consórcio para caminhão

Jovem, Como escolher o caminhão?

A escolha do caminhão deve ser feita com calma, refletindo sobre as características do modelo e suas necessidades profissionais para que a compra possa trazer o melhor custo-benefício. Como a principal ferramenta de trabalho de um caminhoneiro, o “bruto” influencia em todos os aspectos de seu dia a dia e, principalmente, na sua produtividade e lucratividade.

Portanto, confira nossas dicas de como escolher um caminhão que seja adequado e eficiente aos seus objetivos profissionais e pessoais.



Escolha entre novo ou usado

A primeira coisa a fazer é optar por um caminhão novo ou usado. Se, por um lado, o zero-quilômetro oferece o que há de mais moderno em tecnologia, sendo mais econômico e menos poluente, e aumentando o conforto na cabine, além de vir com a garantia de fábrica e estar em perfeitas condições de uso, por outro seu preço é mais alto, pois não sofreu nenhum tipo de depreciação.

Já o caminhão usado é mais barato, tendo passado pela maior desvalorização de um veículo que ocorre ao sair da concessionária pela primeira vez. No entanto, é impossível garantir completamente como o uso do antigo dono afetou sua conservação.


Pense no tipo de serviço que será realizado

Cada tipo de caminhão é projetado para certos objetivos, sendo mais ou menos eficientes de acordo com os serviços a serem prestados. Pense no tamanho e nos locais em que rodará para optar por um ¾, Toco, Truck ou cavalo mecânico, por exemplo. Depois, escolha a carroceria conforme a carga que será transportada.


Calcule outros custos de propriedade

Faça um comparativo entre os preços das peças de reposição e serviços de revisão. Quanto mais difícil for encontrar uma concessionária da marca, mais cara será a manutenção.

Além disso, faça cotações de seguros para o modelo escolhido e calcule os gastos com impostos como o IPVA e o seguro obrigatório. Esses custos nem sempre são levados em consideração na hora da compra, mas fazem a diferença na lucratividade do caminhoneiro.


Avalie a depreciação do modelo

Outro custo que precisa ser considerado é o da depreciação do caminhão. É, basicamente, a diferença entre o valor que foi pago no momento da compra e o que será recebido em eventual venda futura. Para ter uma ideia, avalie modelos de anos anteriores pela tabela Fipe e consulte, nos sites de vendas de veículos, os valores pedidos para um seminovo igual ao escolhido.


Faça um test drive

Por fim, faça um test drive no modelo a ser comprado, verificando se a posição de direção é confortável, se você se dá bem com os controles do “bruto” e se ele tem bom rendimento de motor. Confira, também, se há problemas nos freios e suspensões ou se apresenta ruídos estranhos durante o trajeto.

Agora é só botar o caminhão na estrada e curtir os benefícios que o veículo novo trazem para a vida de caminhoneiro! No entanto, é importante lembrar que, para não ter problemas com o pagamento do consórcio até o final de sua vigência, é preciso planejamento financeiro.

Atendimento
(11) 9 9542-2018
(11) 9 9595-0276
(11) 9 9825-2838
Email
Localização
whatsapp-icon-vector.png
R. Suécia, 277 - Parque das Nações, Santo André - SP,
09280-080
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua marca sempre lembrada!

 

Grupo DOL - Todos os direitos reservados.

GRUPO DOL

 DESDE 2011