Consórcio para caminhão

O consórcio para caminhões pode ser uma opção interessante para caminhoneiros que desejam trocar seus veículos por modelos mais novos ou para quem sonha em se tornar um profissional autônomo. Afinal, não é fácil economizar para ter o capital necessário para tamanho investimento, e os juros altos dos empréstimos bancários, em alguns casos, não compensam.




Nesse sentido, o consórcio serve como uma poupança a longo prazo, facilitando o planejamento financeiro de quem busca um bem de valor alto, como um caminhão, e um tipo de financiamento sem juros. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas quanto ao funcionamento dessa modalidade de compra, apesar de ela já ser bastante popular no Brasil.


Por isso preparamos este post, com todas as informações que você precisa para saber se o consórcio é a melhor escolha para o seu caso e como contratá-lo com segurança e comodidade.


O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra de bens ou contratação de serviços pela qual pessoas físicas ou jurídicas se unem para formar um tipo de poupança coletiva para alcançá-los. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito com o valor total da compra.

A escolha do contemplado é feita por meio de sorteio, realizado nas assembleias gerais do grupo. Há, ainda, uma espécie de leilão em que os participantes que assim desejarem podem oferecer uma antecipação de valores de suas contribuições. Essa fase é chamada de disputa de lances, sendo que a proposta mais alta leva, também, uma carta de crédito.

Como há regras a serem seguidas e um fundo monetário a ser gerido, é necessário que uma administradora organize o grupo de consórcio. Ela será a responsável por elaborar os contratos, dividir as participações, recolher as contribuições, agendar e organizar as assembleias com os sorteios e disputas de lance, além de regulamentá-los.

Os consórcios são formados sempre para adquirir bens de uma mesma categoria, como imóveis, automóveis, viagens, máquinas e caminhões.


Entenda como funciona o consórcio para caminhão

O consórcio para a aquisição de caminhões funciona da mesma maneira. A diferença é que todos os participantes têm como objetivo a compra de um veículo pesado e, por isso, os valores das cartas de crédito e os prazos costumam ser maiores do que os de automóveis de passeio.

Geralmente, são oferecidas algumas opções de modelos específicos para que os interessados escolham. No entanto, eles são usados somente como referência de valor da carta de crédito porque, ao recebê-la, o contemplado é livre para adquirir qualquer outro caminhão ou veículo dentro da categoria para a qual o consórcio foi criado.


Entenda a diferença entre consórcio e financiamento

O financiamento é um empréstimo pessoal concedido por uma instituição financeira para um fim específico, como a compra de um imóvel ou veículo. Existem vários tipos de financiamentos, mas, no geral, o bem adquirido fica como garantia para o pagamento das parcelas.

Como em qualquer empréstimo, há cobrança de juros, além de outras taxas. Para ter acesso a esse dinheiro, é necessário uma linha de crédito pré-aprovada pela instituição financeira. Na maioria dos casos, os financiamentos não cobrem o valor total do bem, sendo necessário o pagamento de uma entrada.

Já o consórcio é um modo de autofinanciamento, em que as contribuições mensais criam um fundo a ser utilizado posteriormente. Como é realizado em grupo, a cada mês, um ou mais integrantes, dependendo do contrato, já conseguem receber a carta de crédito antecipada e fazer suas compras.

Por isso, a burocracia é menor. Não há grandes impedimentos para entrar em um grupo. E, como não é um empréstimo, não há juros sobre o crédito adquirido.

Como deu para perceber, são duas modalidades de compra completamente diferentes, com regras e funcionamento diversos. Veja, no tópico a seguir, algumas das vantagens que o consórcio pode proporcionar.


Quais as vantagens de fazer um consórcio?

Os consórcios têm crescido no gosto dos brasileiros, pois são uma forma barata, em relação aos financiamentos, de adquirir um bem considerado caro. Além disso, ao aderir a um grupo, o integrante é cobrado todo mês a fazer sua contribuição para um fundo que será revertido para seu próprio uso.

Parece bom, não é? Então, confira a seguir outros benefícios do consórcio para saber se é a modalidade certa para você!


Não exige entrada

O consórcio não exige entrada ou qualquer tipo de aporte financeiro, tanto para a participação no grupo quanto para a compra do bem. Pelo contrário. Ao ser contemplado com a carta de crédito, o consorciado recebe o valor integral contratado, podendo utilizá-lo para comprar o bem à vista, se for suficiente.

Isso dá maior poder de negociação para o caminhoneiro conseguir benefícios dos vendedores, como acessórios, opcionais de fábrica e descontos em impostos, taxas e serviços na pós-venda.


Ajuda no planejamento financeiro

Como as parcelas do consórcio e o seu prazo de vigência são definidos em contrato, fica mais fácil planejar-se para poder arcar com as contribuições, com a garantia de que, ao final, o participante receberá o valor exato proposto no início do grupo. Dessa forma, é uma maneira eficaz de poupar para alcançar um objetivo, sem o risco de perder o foco.


Não cobra juros

Por não ser um empréstimo, não há cobrança de juros sobre as parcelas, pois a administradora não age como uma instituição financeira. Ela apenas gerencia o grupo e o fundo comum. Isso faz com que a compra por meio do consórcio saia mais barata do que se fosse feita com financiamento.


Pode ser usado para comprar o caminhão que você quiser

Apesar de serem sugeridos certos modelos e marcas específicas, esses veículos, como já dissemos, são usados apenas como parâmetros de valor e exemplos do tipo de bem que se enquadra na categoria daquele grupo.

Ao receber sua carta de crédito, o consorciado é livre para optar por comprá-lo ou não. Nesse caso, ele poderá escolher outro modelo, outra marca ou mesmo entre caminhões usados ou outros veículos, bastando estarem na mesma categoria e dentro das especificações contidas no contrato.


Como qualquer modalidade de compra, o consórcio pode ser mais ou menos interessante de acordo com o perfil do comprador. Assim, para saber se é a melhor opção para você, é importante estar por dentro de todas as suas características.


Para tanto, não perca nossa próxima dica no próximo post e saiba mais sobre, algumas desvantagens do consórcio.



Atendimento
(11) 9 9542-2018
(11) 9 9595-0276
(11) 9 9825-2838
Email
Localização
whatsapp-icon-vector.png
R. Suécia, 277 - Parque das Nações, Santo André - SP,
09280-080
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua marca sempre lembrada!

 

Grupo DOL - Todos os direitos reservados.

GRUPO DOL

 DESDE 2011