Indicadores que você precisa ficar de olhos abertos no Marketing digital do seu negócio!


É necessário, mais do que nunca, ficar de olho em alguns indicadores de marketing digital para ter certeza de que as suas campanhas estão no caminho certo.

Esses números são capazes de ajudar você a enxergar as partes da sua estratégia que estão indo bem e aquelas que precisam de ajustes. Ficar sabendo disso a tempo pode ser decisivo para você transformar um fracasso em sucesso.

Só que existem muitas métricas disponíveis no meio digital, o que pode confundir até quem já trabalha com isso. É muito importante escolher os indicadores certos para essa análise para sempre melhorar e inovar em seu negócio.


Taxa de rejeição

A Taxa de Rejeição apresenta o percentual de usuários que visitou o seu site, visualizou apenas uma página e saiu sem clicar em nenhuma outra. Ela é calculada sobre o total de visitantes e pode ser entendida da seguinte forma: um site que tem 70% de taxa de rejeição, 70 pessoas em cada 100 saíram da “página de entrada” sem conhecer as demais.

Este dado pode ser extraído através de ferramentas gratuitas como o Google Analytics e Woopra. Com o Google Analytics é possível verificar rejeições específicas por palavras-chave e identificar quais expressões precisam de melhorias no conteúdo para tentar reverter a rejeição.

Apesar de não ser um fator que afeta diretamente o posicionamento do site nos resultados de pesquisa – uma vez que o Google não conhece a taxa de rejeição de todos os sites que são indexados –, este número não deve ser ignorado. A Taxa de Rejeição pode ser um indicativo de qualidade do conteúdo. Afinal, se o usuário não quis conhecer outras páginas de seu site uma das possibilidades é que tenha achado seu conteúdo desinteressante.


CPA

CPA significa Custo Por Ação. Esse também é um dos indicadores de marketing digital utilizados para medir os gastos com mídia paga. Com ele, a métrica mais importante para a sua marca serão ações.

Como assim, ações? É o caso de querer que alguém converta, compre um produto, faça a inscrição em um serviço ou newsletter, preencha um formulário de cadastro, entre outros.

Ele é calculado ao dividir o custo total da campanha pelo número de ações conquistadas por ela. Dessa forma, pode-se dizer que um CPA baixo significa que você está conseguindo vender mais por menos.


ROI

Todas as áreas de uma empresa precisam ter o hábito de calcular o ROI. A sigla para Retorno sobre o Investimento tem o objetivo de mostrar quanto uma determinada ação, campanha ou até certo departamento está gerando em relação a ganhos financeiros.

A ideia, claro, é sempre ter um retorno maior do que o investimento inicial. Monitorar o ROI ajuda a caminhar em direção a esse objetivo, permitindo também que você possa ligar o sinal de alerta quando perceber algo de errado.

Quer saber como calcular o ROI de alguma iniciativa da sua empresa? Então veja a fórmula a seguir: ROI = (valor obtido de lucro – valor total do investimento) / valor do investimento.


Taxa de cliques

Algumas ações têm o objetivo de levar o seu público a determinada página de destino. Monitorar a eficácia das suas peças de marketing nessas horas é muito importante para entender a performance da sua campanha. Então, é o momento de conhecer a taxa de cliques.

Se as pessoas não estão clicando nas suas ofertas, algo precisa ser feito. Pode ser que a redação não esteja persuasiva o suficiente ou talvez a sua imagem não tenha inspirado essa ação.

O cálculo da taxa de cliques é bastante direto: basta dividir o número de pessoas que clicaram em sua oferta pela audiência total. Como você já deve estar imaginando, a ideia é manter esse número sempre em crescimento.


Taxa de conversão

A ideia por trás de monitorar indicadores de marketing digital é ter certeza de que as suas ações estão dando certo, não é? Então, você precisa começar por uma métrica que vai direto ao ponto e mostra o quão bem-sucedidas as suas iniciativas estão sendo.

A taxa de conversão aponta a porcentagem de pessoas impactadas pelo seu conteúdo que converteram de alguma forma, ou seja, compraram um produto, assinaram uma newsletter, marcaram uma visita ou qualquer outra ação que você esteja buscando.

Essa taxa revela a efetividade da sua campanha. Isso é, uma taxa de conversão baixa significa que você não está conseguindo convencer o seu público-alvo sobre o valor da sua oferta.


CPM

A sigla CPM significa Custo Por Mil impressões. Essa métrica de marketing digital geralmente é usada para medir os resultados que você consegue em campanhas de mídia paga focadas em visibilidade e reconhecimento de marca.

Ou seja, como o objetivo é ser visto por muita gente, faz todo sentido calcular o quanto você vai pagar de mídia por volume de visualizações. A maioria das plataformas de mídia da atualidade dá a opção de usar o CPM, como o Google Ads e o Facebook Ads.

Quer saber como medi-lo? É simples: basta dividir o custo total da campanha pelo número de impressões que o anúncio recebeu e, depois, multiplicar esse resultado por 1000. Estar no caminho certo significa manter esse valor o mais baixo possível.


CPC

Esse é mais um dos indicadores de marketing digital relacionado à cobrança de campanhas de mídia. O CPC significa Custo Por Clique e, como o nome já diz, tem a ver com uma ação bem específica, que é a do clique para o destino do anúncio.

Em muitos casos, pode não fazer sentido querer só visualizações. Pode ser que você queira levar gente para o seu site, por exemplo. Então, o jeito é escolher a modalidade CPC para que a taxa de cliques seja o KPI da campanha.


Calcular o CPC é bastante simples: basta dividir o custo da campanha pelo número de cliques que você conquistou. Ou seja, um CPC baixo deve ser sempre desejado.


Acompanhe os indicadores de marketing digital

Agora é o momento de fazer uma análise detalhada da sua estratégia. Só tem um jeito de saber se ela está gerando valor para a sua empresa: acompanhando os seus indicadores de marketing digital, caso tenha interesse a Agência de Marketing Digital - Design of life, pode te ajudar!

Leve em conta as suas metas e os seus objetivos e comece a analisar as métricas. A partir daí, veja o que precisa de ajustes e aprenda com seus acertos para que o seu trabalho seja cada vez mais estratégico.

Viu só como analisar os indicadores de marketing digital pode impactar muito os seus resultados? É melhor ainda quando você tem uma ideia valiosa como base.


Conte nos comentários suas principais dificuldades em implementá-las para que possamos ajudá-los a melhorar o ranqueamento das suas páginas.

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