O que é Landing Page?



Definimos landing page como uma página de entrada de um site. Seria a página onde o usuário chega ao clicar em um resultado de um motor de busca, em um banner ou em um link patrocinado. O termo “landing” vem do inglês, significa “aterrissar”. Esse é um conceito muito difundido atualmente no meio dos profissionais de marketing e SEO.


Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.


Engana-se que acha que basta simplesmente fazer uma landing page. A mesma precisa estar otimizada estrategicamente para que o usuário chegue ao produto final, seja a venda de produtos, assinaturas, captura de lead, etc. Lembre-se que a função da landing page é direcionar para o resultado final.


A otimização passa por vários processos


Tem que lembrar que não existe uma regra ideal para uma otimização. Vai depender da necessidade do site, do público-alvo, entre outros fatores. A dica é sempre testar. Criar landing pages diferentes e analisar os resultados. Lembre-se que uma boa otimização pode aumentar em muito o acesso à página final e trazer resultados significativos.

Veja algumas dicas podem ajudar na criação das mesmas: a primeira é ter uma landing page com uma proposta bem clara.Ela precisa atender o interesse do usuário e, principalmente, ele precisa compreender o objetivo da página para saber se está no lugar certo.

Uma boa dica é a chamada “Regra dos 5 segundos”. Consiste em pegar uma pessoa que não conhece seu site e ver se em 5 segundos ela consegue compreender sobre o que é a página e o que é possível fazer nela.Outra dica é o Call to Action, que é o recurso que deixa claro para o usuário onde ele deve ir. Um botão com uma mensagem clara é um exemplo, como “Realizar Compra”.Ter um layout leve, objetivo e com recursos visuais também otimizará a landing page. Por fim, faça testes. Busque fazer mudanças que melhore o visual e torna a página mais clara para o visitante.


O objetivo da landing page é vários, depende do seu interesse. Desde aumentar as vendas, capturar mais leads e conseguir maiores resultados. Por isso, tenha sempre páginas otimizadas para melhor acesso do visitante.

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