Como gerenciamos suas redes sociais

Atualizado: 18 de Set de 2018

1. Como iniciamos sua divulgação

Combinamos nesta etapa todo conhecimento sobre marketing de conteúdo através de redes sociais, blog e site, atreladas a ações de geração de tráfego tais como: compra de anúncios pagos (Facebook Ads, Adwords, LinkedIn Ads, etc) e SEO (otimização para mecanismos de busca).

O SEO é um dos momentos mais importantes na etapa de atração Inbound, já que se trata de posicionar melhor o site em palavras-chave no Google. Além disso, a Design of Life faz toda a gestão de redes sociais da empresa – produzimos textos, artes e monitoramos a presença digital.

Esse trabalho garante a geração de leads a médio e longo prazo – o início da construção do que chamamos de Máquina de Geração de Leads.

2. Converter potenciais clientes

A etapa de conversão compreende organizar páginas (landing pages) e formulários para capturar o máximo de contatos para a empresa (os leads).

Para converter, é necessário criar uma boa oportunidade para que o usuário tenha interesse em ceder seus dados. É o que chamamos de “material rico” – a Design of Life desenvolve materiais mais elaborados como eBooks, ferramentas, planilhas, material em vídeo que possam atrair os usuários em troca dos contatos deles.

Quanto mais elaborado um material (quanto mais rico), maiores as chances de captarmos o lead e de obtermos mais dados. É nessa etapa que o Inbound Marketing passa a se diferenciar de outras estratégias de marketing – precisamos ofertar algo de muito valor para o potencial cliente para iniciar o relacionamento com ele.


3. Relacionamento e Qualificação de leads

Uma vez capturado o lead, é necessário definir um fluxo de nutrição, ou seja, um fluxo de informações que vão tornar este lead mais qualificado para o momento da compra. A palavra-chave é Informar sem se preocupar em ser muito comercial.

Os usuários tendem a valorizar empresas que os ajudam na Jornada de Compra. A Jornada é o  processo desde o momento em que o usuário começa a pensar sobre determinada produto/serviço até efetivamente fazer a compra. Quando temos o lead na nossa base de e-mails ou de seguidores nas redes sociais, esse processo de relacionamento é mais intenso. O objetivo das etapas 1 e 2 é capturar esse lead para locais onde a empresa possa se comunicar de forma personalizada e individual. Um dos segredos do Inbound Marketing reside neste ponto: a comunicação é criada de forma automatizada e individualizada. Exemplo: um lead que acabou de baixar um material para entender melhor um determinado assunto, em seguida recebe um e-mail que o ajuda a evoluir no Funil de Vendas – ou seja, que tenta auxiliar o lead a acelerar seu processo de decisão. 4. Venda

O processo do serviço de uma Agência de Inbound Marketing precisa ter foco em vendas desde o começo. A Design of Life atua desde o início com um planejamento que tem como meta alcançar mais leads que convertam em vendas.

Para isso, precisamos de uma forte integração de marketing com a área comercial. Nos softwares que utilizamos, essa integração já é automatizada. Nós encaminhamos para o setor comercial/vendas os leads que estão no estágio correto para serem abordados. É fundamental entender que nem todo lead está no momento de compra (em média, apenas 3% deles estão – de acordo com pesquisa de Chet Holmes, do livro Ultimate Sales Machine). O Lead Scoring é um conjunto de critérios que elaboramos em conjunto com nosso cliente para definir fatores que tornam nossos leads mais prontos para comprar. Exemplo: se sua empresa vende para engenheiros, é fundamental que não sejam encaminhados leads de médicos para o setor comercial. É um processo de filtragem que garante a qualidade da entrega de resultados Inbound. 5. Análise e Otimização

Analisar dados do Funil de Inbound contempla pontos como: análise de redes sociais, de site, de vendas efetivadas e de interação com e-mails.

Além do contato constante, são enviados relatórios de desempenho que possibilitem ao cliente sugerir e atuar em conjunto conosco em decisões estratégicas do projeto. Acreditamos que a agência precisa direcionar e, principalmente, ouvir – o que torna o processo melhor a cada dia. Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no post!


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