SEO 2019

Atualizado: 16 de Jan de 2019


O ano de 2018 já está chegando as fases finais e os profissionais de marketing digital já estão antenados nas principais tendências do SEO para o próximo ano. Dessa forma é possível se atualizar e começar a planejar, o quanto antes, as melhores estratégias de ranqueamento nas buscas orgânicas. Confira os principais fatores que poderão influenciar diretamente o SEO em 2019 :


Atenção ao Google RankBrain

Esse é o nome sistema de ranqueamento de buscas orgânicas utilizado pelo Google. Por meio de machine learning é possível mensurar como os usuários interagem com os resultados das pesquisas orgânicas. Com base no comportamento dessas pessoas, o ranqueamento pode mudar na próxima pesquisa.

Só para você ter uma ideia, o RankBrain é tão importante para o Google que, em poucos meses após sua implementação, tornou-se o terceiro fator prioritário na hora de classificar os resultados das buscas orgânicas.


Taxa de Cliques (CTR): é a métrica que informa o percentual de pessoas que acessam uma página. No caso do resultado da busca orgânica, se o site que é o primeiro no ranqueamento começar a apresentar a taxa de cliques menor do que o segundo ou terceiro, o RankBrain irá identificar e mudar a posição deles nas próximas pesquisas.

Para suas páginas ranquearem melhor na busca orgânica, é preciso ter total atenção a Taxa de Cliques e Dwell Time. Isso porque essas métricas impactam diretamente nas estratégias de SEO. Se elas estiverem caindo, é um indício que há necessidade de investir em otimização do seu site para que ele ranqueie melhor. Em casos como esses, consultoria com profissionais de marketing digital com ênfase em busca orgânica costuma ser a melhor solução.


Conteúdo relevante e de qualidade

Uma das suas promessas de Ano Novo é fazer seu site e ou sua loja virtual ranquear melhor em 2019 ? Tornar esse sonho uma realidade é mais simples do que você imagina. Basta fazer as pessoas terem a melhor experiência possível na página. Para isso, será necessário produzir conteúdos de qualidade que sejam realmente relevantes para o seu público-alvo.

É preciso ter em mente que o Google também quer oferecer a melhor experiência para seus usuários por meio dos resultados de pesquisas. E para o mais famoso mecanismo de buscas do mundo, o ideal é que a pessoa entenda tudo sobre o que ela pesquisou em apenas um clique.


Em 2019, acompanhe de perto as mudanças na forma de ranquear do Google

Um site corretamente otimizado para SEO (o que inclui SEO On-page e SEO Off-page) sempre estará nas primeiras posições nos resultados das buscas orgânicas. Para isso, é preciso estar constantemente atualizado quanto às mudanças de algoritmos e alterações nas prioridades do Google para fazer o ranqueamento. Só assim, sua empresa poderá traçar estratégias eficazes de otimização para os mecanismos de busca.

Uma página considerada otimizada para SEO hoje não emprega todas as técnicas que eram realizadas há alguns anos. A tecnologia do algoritmo de busca do Google está cada vez mais moderna. E cada inovação impacta diretamente na forma de fazer SEO.


Tem coisas que o Google não deixa de priorizar no ranqueamento

Embora a forma de ranquear realizada pelos mecanismos de busca passem por mudanças constantes, alguns fatores continuam sendo prioridade para o Google quando o assunto é qualidade do conteúdo.

Em 2019, você deve manter algumas táticas relacionadas a keyword que já são velhas conhecidas dos profissionais de SEO como:

· Palavra-chave no Tag Title

· Palavra-chave na URL

· Palavra-chave no texto ALT da imagem

· Palavra-chave na Description Tag

· Palavra-chave no Título 1 do texto (H1), no primeiro parágrafo e em um dos Títulos 2 (H2)

Vale lembrar que não precisa ser a mesma palavra-chave exata em todos esses pontos estratégicos do conteúdo. A tecnologia do algoritmo de busca do Google já permite que seu conteúdo tenha long tail keywords e suas variações espalhadas (naturalmente) ao longo do texto.

Para o próximo ano, o desafio é produzir conteúdo relevante aprofundado sem abandonar essas antigas, porém eficazes práticas de SEO para otimização de textos.


Palavras-chave LSI precisa fazer parte do seu conteúdo otimizado para SEO em 2019

Latent Semantic Indexing Keyword, também conhecidas no Brasil como palavras-chave LSI, são expressões ou palavras que estão diretamente relacionadas a keyword principal do seu conteúdo.

Elas são indispensáveis em textos otimizados para SEO porque o Google tem uma preocupação especial com a semântica e o contexto presente nos conteúdos. Dessa forma, o algoritmo de busca não corre o risco de cometer erros grosseiros na hora do ranqueamento.

Vale a pena apostar em palavras-chave LSI em qualquer texto Isso porque o Google irá entender rapidamente que se trata de um texto profundo, relevante e de qualidade, e assim irá ranquear o conteúdo melhor.


Vídeos para YouTube seguem em alta em 2019

Em inbound marketing, o conteúdo é rei. Mas, o que muitas empresas esquecem é que os vídeos também são formas estratégicas de conteúdo. E quem investe neles hoje está antecipando tendências.

De acordo com um estudo realizado pela Cisco, a previsão é que em 2021, os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego total. Por esse motivo, investir em conteúdo otimizado para SEO voltado para o Youtube e para as redes sociais tornou-se uma necessidade.

Em 2018, a quantidade de vídeos online produzidos bateu recorde até o momento. E a tendência é que em 2019 aumente ainda mais. Isso porque segundo dados do Hubspot, 43% dos internautas deseja ver mais vídeos.


Link Building segue com força no próximo ano

Investir em conteúdo e linkagem é o mais importante para quem deseja um bom ranqueamento em 2019. Afinal são os dois fatores mais importantes que o algoritmo de busca orgânica do Google leva em consideração na hora de ranquear.

Por esse motivo, a dica é investir em conteúdos otimizados publicados em outros sites (com alta autoridade) e que tenham links apontados para a sua página. Essa estratégia, conhecida como Link Building, já é velha conhecida dos especialistas de SEO e continua muito eficaz.

Mais do que uma tendência, o Link Building é uma prática de sucesso que continua em alta em 2019. Portanto se você ainda não investe em guest posts e publiposts, é bom começar o quanto antes.


Então, quais estratégias de SEO você pretende colocar em prática em 2019? 🧐

Você pretende implementar algumas das estratégias, que estarão em alta no próximo ano, em seu site? Conte nos comentários suas principais dificuldades em implementá-las para que possamos ajudá-los a melhorar o ranqueamento das suas páginas.

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