SEO: Ferramentas que você precisa saber para otimizar melhor seu site

Atualizado: 16 de Jan de 2019

Existem centenas de ferramentas de SEO no mercado, mas para ajudar você a escolher a que melhor funciona para suas otimizações, citamos 03 delas.


1 – Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave

A pesquisa de palavra-chave é imprescindível para um trabalho de SEO. Afinal, SEO é otimizar o seu site para melhorar seu posicionamento para… exato! Para as palavras-chave. Por essa razão, a pesquisa de palavra-chave deve ser o alicerce do seu trabalho de SEO. É importante que você se esforce bastante para ter o máximo de qualidade possível nessa etapa.

Existem algumas ferramentas que podem ser muito valiosas nessa fase, ajudando você a potencializar a qualidade e a variedade de suas keywords:


Keyword Planner – AdWords

📷

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios (AdWords). Ela prioritariamente foi criada para auxiliar os analistas de mídia paga na etapa inicial de planejamento das suas campanhas, mas, com o tempo, passou a ser de grande valia para os profissionais de SEO.

No Keyword Planner você consegue checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, além de também obter várias sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já tem.

Você também pode conferir algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keywords. Porém é importante enfatizar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, informações como essas serão baseadas nos critérios desse nicho e não nos de SEO. Podem, portanto, servir para dar uma noção generalizada.


Übersuggest

📷

Se você é um internauta assíduo do Google, já deve ter presenciado seu algoritmo de sugestão de pesquisa funcionando. Isso acontece quando você está começando a digitar na barra de busca e, antes mesmo de terminar, o Google oferece algumas opções prontas de pesquisa na tentativa de prever o que você iria pesquisar.

Bom, esse algoritmo é baseado no número de pesquisa em comum do termo que você começou a digitar, ou seja, se na maioria das vezes que uma pessoa começa a digitar “viajar” ela acaba digitando “barato”, nas próximas pesquisas a tendência será o Google sugerir o termo “viajar barato”.

É importante haver essa explicação antes de falar do Übersuggest porque é exatamente dessa forma que a ferramenta trabalha. Nela você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possíveis sugestões baseadas nas intersecções das buscas.

É uma ótima ferramenta para ter insights de novas palavras-chave. Assim como o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita.


Google Trends

📷

O Google Trends é uma ferramenta muito útil em pesquisas de palavras-chave. Ela não tem um foco em novas ideias de keywords, mas sim em extrair novas informações das palavras-chave que já constam no seu plano.

O Google Trends se destaca em:

· Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;

· Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;

· Ver a distribuição de busca de uma keyword por regiões (país, estado, cidade).

A ferramenta é gratuita.



SEO

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no post!

E siga nosso instagram e acompanhe nossos post's diários #designoflife

Atendimento
(11) 9 9542-2018
(11) 9 9595-0276
(11) 9 9825-2838
Email
Localização
whatsapp-icon-vector.png
R. Suécia, 277 - Parque das Nações, Santo André - SP,
09280-080
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua marca sempre lembrada!

 

Design of Life Agência de Marketing Digital

 Todos os direitos reservados.